1º Circuito
Motociclístico do Parque Ibirapuera
São Paulo -
SP
Promovida pela
Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo
Junho
/1949
Essa foi a primeira prova disputada no antigo
Parque Ibirapuera, que era bem diferente do que conhecemos, o qual foi
inaugurado apenas em agosto de 1954, para a comemoração do IV Centenário da
cidade de São Paulo.
Era um circuito de rua, cheio das armadilhas e
perigos característicos a esse tipo de competição.
Muitas outras provas foram disputadas no
Ibirapuera, mas essa foi a primeira e seu registro histórico está nas páginas da
rara revista Motociclismo (nº 1), a primeira publicação especializada do gênero
do Brasil, iniciativa de Wilson Fittipaldi e Eloy Gogliano.
Vejam como foi ...
Fonte: Revista Motociclismo nº 1 de julho
de 1949.
Texto de Wilson Fittipaldi
Texto de Wilson Fittipaldi
Em 22 do mês passado, numa tarde ensolarada, as avenidas do Parque Ibirapuera, sempre silenciosas e convidativas aos passeios a pé, foram sobressaltadas pelo barulho ensurdecedor dos possantes motores das máquinas dos motociclistas bandeirantes.Pela primeira vez, na história desse esporte em nossa capital, os dirigentes da Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo, após vários e difíceis obstáculos, levaram a efeito as corridas que eram aguardadas com ansiedade pelos fãs do esporte de Fuad.A vontade dos adeptos do motociclismo, em verem essa prova, foi causada por vários motivos que originaram diversas polêmicas e os mais contraditórios pontos de vista.Como se sabe, a organização das provas foi atravancada por ordens e contra ordens, com respeito à sua realização. A Federação se empenhou a fundo, recorrendo em última intância ao Diretor de Esporte, Cap. Sílvio de Magalhães Padilha, e este ao Governador, quando então, percebendo que os organizadores tinham o apoio do Executivo, a Diretoria do Serviço de Trânsito concedeu a devida licença.Foi esta a principal causa da ansiedade despertada em todos, pois até a última hora não sabíamos com certeza se de fato a prova seria realizada.O outro motivo que despertou a curiosidade foi o local escolhido. Para uns não servia, para outroa era ótimo.Foram apontados pelas duas facções os prós e os contras, porém tivemos oportunidade de constatar que o local não é especial mas se adapta perfeitamente às provas de motocicletas.As duas curvas na metade da avenida exigem sangue frio e perícia dos corredores, e os cotovelos terminais, calma e domínio absoluto sobre a máquina.Dessa forma, em meio a todas as corridas, oriundas do meio, tivemos a realização do 1º Circuito de Motociclismo do Parque Ibirapuera.
Tudo ocorreu normalmente, salvo pequenos acidentes de pouca monta, notando-se porém a falta de diversos pilotos, todos categorizados e populares.Cinco máquinas especiais deixaram de competir. Duas Norton Manx, de Felipe Carmona e Oswaldo Diniz, uma Guzzi Especial de Latorre, a Gilera de Cirilo e a pequena DKW de Eloy Gogliano.Os motivos que levaram esses motociclistas a não participação são vários e sua explicações as mais diversas, o que, para uma explicação pormenorizada, necessitaríamos de outra revista.No entanto, não deixamos de lançar nosso protesto contra esses elementos, pedindo aos mesmos que se tornem mais esportistas, se é verdade, como apregoam, que gostam do arrojado esporte.Quem saba, para a próxima vez, eles, depois de meditarem com calma, compareçam com sua possantes máquinas, tornando certamente o espetáculo mais movimentado e bonito.Da mesma maneira que falamos dos faltosos, não podemos deixar de elogiar a atitude de Bezzi, o veterano corredor santista, que dia a dia vem mostrando que indiscutivelmente é o maior motociclista do país, esportivamente falando.O "vovô" sempre dá o ar de sua graça em todas as competições. É sempre o primeiro a inscrever-se e por inúmeras vezes o primeiro a chegar.Quer com máquina especial ou máquina esporte, quer em circuitos perigosos ou fáceis, quer em S. Paulo, Santos ou outras cidades, Bezzi comparece sempre alegre e disposto, com o elevado espírito esportivo de participar em provas, não exclusivamente para vencer, mas com sua presença, com seu nome por demais conhecido no cenário motociclistico nacional e internacional, corre para ganhar ou perder, dando assim sua parte para a glorificação do esporte.Parabéns Luiz Bezzi, e que o exemplo dado por você seja seguido por todos os motociclistas do Brasil.
O desenrolar das provas:Aproximadamente às duas e trinta, com a presença do Governador do Estado, Exma. Senhora, comitiva oficial, representante do Cel. Ferlich comandante da Força Policial do Estado, em cuja homenagem foram realizadas as provas, foi dada a largada para a prova às máquinas 250 cc e 350 cc.Somente quatro pilotos alinharam, dois para a categoria 250 cc, e dois para a categoria 350 cc.Luiz Bezzi, com Moto Guzzi e Alfredo Faletti com Jawa, ambos do Santos Moto Club, e Angelo Pagotti com Velocette do Piratininga Moto Club, o qual ao lado de Hugo Moradei, pilotando uma CM Especial, disputaram a classe 350 cc.Dada a largada tomou a dianteira o piloto da Velocette, seguido por Moradei, Bezzi e Faletti.Na altura da 7ª volta, Pagotti, por defeitos mecânicos, perdeu vários minutos, perdendo a primeira colocação para Moradei, como também as demais para os outros corredores.Partiu novamente em último lugar, recuperando somente um posto na classificação geral, obtendo assim o segundo lugar na sua categoria.
Angelo Pagotti |
Bezzi desde o início firmou-se na primeira colocação na classe 250 cc e conseguiu o primeiro posto com a Guzzi cedida por Luis Latorre.Resultado das classes 250 cc e 350 cc:15 voltas, na distância de 45 km.1º colocado 250cc - Luiz Bezzi - Santos Moto Club - Moto Guzzi Airone2º colocado 250 cc - Alfredo Faletti - Santos Moto Club - Jawa1º colocado 350 cc - Hugo Moradei - Centauro Moto Clube - CM Especial (tempo - 33'17" 2/5)2º colocado 350 cc - Angelo Pagoti - Piratininga Moto Clube - Velocette
Após um rápido intervalo, tivemos a largada para as categorias 500 Esporte e 500 Especiais.Sete participantes foram reunidos, sendo cinco na 500 Esporte e 2 na Especial.Ao ser baixada a bandeira quadriculada toma a dianteira o estreante Edward Almeida Pacheco, para não mais perdê-la.
Largada da prova de 500 cc. O Governador Ademar de Barros foi o juiz de partida |
Em segundo, Edgrad Soares, terceiro Bezzi, e os demais formando um compacto bloco.Na primeira passagem pelo cronômetro, Orlando Guardino, pilotando uam AJS, não apareceu, correndo boato que o mesmo havia caído. De fato, os boatos foram confirmados imediatamente pois Guardino, ao contornar o "balão" do Ibirapuera, derrapou violentamente, sendo cuspido fora da máquina, caindo sobre um pequeno riacho.Felizmente o acidente não passou de um grande susto e avarias pequenas para a máquina.Na sétima volta, o representante do Velo Club de Santo André, Arnaldo Razante, por defeito em sua já cansada Matchless, foi obrigado a desistir da competição.Assim, somente cinco corredores se mantiveram na pista até o término da prova.Edward Pacheco, embora principiante, dominou a corrida de ponta a ponta, pilotando com a sobriedade e segurança de pilotos experimentados.
Edward Pacheco foi na primeira volta liderando a prova. Ao fundo vê-se Edgard soares e Bezzi em luta. |
Sua Norton Manx portou-se magnificamente bem, colaborando assim para a ótima vitória do defensor do Centauro Moto Club.Em nenhuma das fases da corrida viu sua colocação ameaçada, o que após a prova o colocou em local destacado no cenário motociclistico nacional.Os fãs do motociclismo aguardam uma próxima competição para assistir, possivelmente, a outro feito do jovem Edward Almeida Pacheco.
Edward Pacheco ao fazer a última volta, já vencedor absoluto da prova. |
Pela metade do percurso total, Edgard Soares perdeu a segunda colocação para Luiiz Bezzi.
Edgard Soares atrasado na 500 |
Porém, lutando renhidamente, palmo a palmo foi conquistando o espaço perdido e durante várias voltas empolgou a assistência, quando manteve titânica luta com Bezzi.
Edgard Soares e Bezzi (nº1), em luta titânica para o 2º posto, ao fazerem uma curva |
Num esforço supremo, conseguiu suplantá-lo classificando-se em segundo lugar na categoria Especial e primeiro na Esporte.Resultado das classes 500 cc:30 voltas, distância de 90 kmCategoria Especial1º- Edward Almeida Pacheco - Centauro Moto Clube - Norton Manx - 56'9"2º- Edgard Soares - Piratininga Moto Clube - Velocette 350 KTT - 56'50"3º- Luiz Bezzi - Santos Moto Club - BMW RSCategoria Esporte1º- Edgard Soares - Piratininga Moto Clube - Velocette 350 KTT - 56'50"2º- Angelo Pagotti - Piratininga Moto Clube - Velocette 3503º- Hugo Moradei - Centauro Moto Clube - CM 250 Especial
Com esses resultados, chegamos ao fim do 1º Circuito Motocicístico do Parque Ibirapuera, provas organizadas e patrocinadas pela Federação Paulista de Ciclismo e Motociclismo.
Transcrição: Ricardo Pupo
Jan / 2011
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